segunda-feira, 10 de maio de 2010

Afetividade...

Tenho vivido momentos de muita reflexão em função das circunstâncias que me cercam.
É uma sensação de:"já li sobre isto em algum lugar!!!"
Apesar de estar na sala de aula durante todo curso, acredito nunca ter tido uma turma tão heterogênea em termos de aprendizagem. E este fator tem-me feito lançar mão de recursos diversos para garantir a aprendizagem. Gostaria, sinceramente, de estar duplamente clonada para atendê-los em suas diversidades e não deixá-los esperando.
Tenho experimentado o desenvolver de laços afetivos e os resultados: uma turma mais autônoma, crítica, leve, onde aprender rende boas risadas(de felicidade), onde as faltas são mínimas e os casos de negligência(nada resolvidos pelo poder público)estão sendo desenvolvidos graças à atenção e carinho dados por todos da escola.
Não quero reduzir a inclusão à fatores afetivos e emocionais, uma vez que ela passa por fatores maiores, mas devo registrar que a afetividade tem sido uma porta de acessibilidade à toda e qualquer criança...fazendo maravilhas!!!
O que tenho descoberto? Que dá muito mais trabalho ser afetivo do que uma postura rígida...por isto está cheio de professores que optam por exigirem silêncio ao invés de darem carinho...E as crianças são sábias...desde seu nascimento...reciprocidade ao tratamento recebido...Portanto, mãos á obra:tudo ficaria mais fácil com carinho!!!

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Sem dúvida, Carla, tens toda razão! O afeto tece um laço que envolve o outro, abre uma porta de acesso para tudo o que pode estar por vir (inclusive novos conhecimentos, informações). Faz crescer a responsabilidade também. Muitas vezes o silêncio é uma defesa quando não se sabe o que fazer com o desconhecido. Lindo trabalho. Bjs, Maura - tutora do SI