sexta-feira, 23 de abril de 2010

Desafios!





A observação é um instrumento poderoso!
Antes de iniciar o estágio, passei a observar as características de minhas crianças. Características de aprendizagem, de trabalho, de personalidade...temperamento.
E graças à estas observações pude estabelecer com as crianças uma rotina diária que atende, intercala e associa o lúdico, os momentos de descontração(mesmo estes com objetivos determinados), às construções, aos momentos de registros, aos momentos "mais tranquilos".
Óbvio que algumas colegas já falaram dos constantes barulhos na minha sala, uma vez que torna-se impossível brincarmos, jogarmos e criarmos em silêncio, bem como o fato das crianças dificilmente trabalharem sentadas. Disseram acreditarem que o que estou construindo são alunos "desobedientes"(sic), mas já avisaram-me que ao chegarem em suas turmas "esta falta de disciplina vai acabar"!
Independente destas "ameaças terroristas", estou me deslumbrando com os caminhos que a minha turma está tomando.
Com uma exceção (caso de negligência familiar) as faltas reduziram drasticamente e quando elas acontecem vêm acompanhadas de justificativas dos pais. As crianças entram na sala até na hora do recreio(eu permaneço em sala neste momento). Passamos a rir juntos e organizamos nosso tempo de forma democrática
Tenho experimentado a alegria de ensinar, de criar. Fantoches, jogos pedagógicos, laboratório de informática, bonecos, boliches, brinquedos...podemos tudo!!!
Os cadernos assumiram uma posição secundária, bem como o quadro-de-giz. Claro que o usamos, mas desvinculadamente de ser o único recurso pedagógico.
As regras (e elas existem) estão sendo criadas "automaticamente" e estabelecidas de acordo com as necessidades.
O desafio da construção da aprendizagem, do conhecimento está sendo mais fácil a partir do momento que sei onde quero chegar e por que quero chegar lá, ou seja, a partir do momento em que um planejamento completo constitui, faz parte do meu dia e do dia das minhas criancas.
Estas imagens são do jogo de boliche dos animais em que trabalhamos a adição e a subtração e dos fantoches feitos por mim, em E.V.A., onde trabalharemos a inclusão através da história da Arca de Noé.
Vou indo...de desafios em desafios!!!

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Ótimo Carla! Estás envolvida com o processo de aprendizagem de teus alunos. E estás dando conta, pois, pelo teu relato, há um retorno de teus alunos. Parece haver barulho, como bem falas, mas não dispersão, desordem... o que é bem diferente. Um bom planejamento te deixa segura do processo que pretendes desenvolver. Isso é que é muito importante! Bjs, Maura - tutora do SI

Iris disse...

Carla, passei para ler tuas postagens.
Que prazer ver teu entusiasmo, a tua crença nas potencialidades dos alunos, a tua disposição e constatar também que segues buscando fundamentos teóricos para respaldar o que fazes. Muito bom!
Abra@os e segue em frente... o resto é o resto. :)