terça-feira, 6 de abril de 2010

Liberdade de expressão!

Ontem, ao propor um desenho livre à minha turma, ouvi a seguinte colocação de uma das crianças de oito anos:
"Profe, não posso fazer desenhos, porque não sou bom nisto!"
Depois de estimulá-lo a tentar e afirmar que os lápis tornam-se mágicos quando estão nas mãos de crianças, lembrei-me imediatamente do texto: O menininho, trabalhado na interdisciplina de Didática no sétimo semestre., onde o menininho teve sua criatividade tolhida e passa a reproduzir a vontade da professora.
Comecei a observar e notei que ao distribuir as folhas para o desenho, mesmo falando, eles perguntavem o que era para ser desenhado ali!
Resolvi discutir com eles conceito de Liberdade...de ser Livre, de fazer algo livremente!
Gente!!!Que barbaridade!!! Sem iniciativas, sem auto-estima, sem vontade própria...Robôs.
Fiquei questionando-me sobre quem queremos criar? Que tipo de crianças estamos criando em nossas salas de aula? Meus alunos pedem se podem fazer tudo...se podem desenhar, se podem pegar o caderno, se podem emprestar o material, se podem lanchar, se podem falar, se podem ir ao banheiro...E eu me pergunto: será que eles podem ser crianças? Onde está a Liberdade de expressão? Onde está a criança que fomos?
Será que criarmos robôs é a única saída encontrada para combatermos a famosa "Indisciplina"? Será que estamos confundindo Indisciplina com Liberdade de expressão? Pois houve um tempo em que muito confundiu-se Liberdade com Libertinagem,quem sabe novamente estamos confundindo os termos e seus significados? Não posso acreditar que estejamos ainda criando frutos de uma educação castradora e completamente tradicional que muitos de nós, atuais "educadores", recebemos.
Esta na hora de abrirmos as algemas de nossos alunos!


Está na hora de abrirmos as algemas que colocamos em nossas crianças...

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Bonita reflexão, Carla! Pois é, as crianças aprendem direitinho o que se ensina né. Está disseminada a idéia de que indisciplina, falta de limites, é não se deixar 'podar', é não seguir as regras... impostas. Claro, as regras existem para convivência em sociedade. Mas há um limite muito tênue entre viver estas regras e coerção. Huum, isso dá pano para manga....
Bem, que bom que isso está fazendo sentido para ti neste momento do estágio. Isso é muito importante... a partir da prática, neste momento, fazer ligações com o que já foi experenciado no curso. Isso é o efeito da aprendizagem, não é mesmo?! Bjs, Maura - tutora do SI