quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pedagogia da compreensão.

Estive lendo um artigo de autoria de Vito Perrone, que coloca-nos a convocação dos alunos para irem além dos fatos, tornando-se solucionadores de problemas e pensadores criativos.
Busca-se assim uma visão de múltiplas possibilidades no que estudam e a aprenderem a agir à partir de seu conhecimento.
Esta busca pela aplicação da Pedagogia da Compreensão(algo nada novo) está em ascensão mais uma vez, acredito que em função do reconhecimento da necessidade de mudança na educação, assegurando educação de qualidade a todos os alunos, não apenas à elite social.
Temos visto o crescimento da busca por parte dos professores, de uma compreensão do que é ensinado e a lógica nos ensina que só há compreensão daquilo que é a realidade do aluno.
Por isso e para isso, o planejamento do professor deve ser suficientemente flexível e atraente servindo para todos alunos, todos os níveis de capacidade e rendimentos.
Um dos maiores desafios, sem dúvida, está em não passar uma mensagem padronizada e sim adaptá-la para atender aos alunos em particular . Afinal, se o objetivo do ensino é a compreensão, então os alunos devem ter atuação ativa na apropriação de suas idéias.

Um comentário:

GLAUBER MORAES disse...

É fundamental nos dias de hoje, o professor ter uma postura diferente quando a questão das relações em sala de aula, o professor deve conhecer o seu aluno - saber dos seus sonhos, medos, compreender os seus problemas cotidianos... e principalmente pergunta-se constatemente sobre a nossa prática cotidiana. Em minhas postagens defendo a questão do olhar sociológico que o professor tem que saber interpretar na diversidade da sala de aula/escola.