domingo, 10 de outubro de 2010

Um ninho com ouro!


No segundo semestre de 2008, começamos a experimentar e conhecer o PA (projeto de aprendizagem).
A melhor maneira de aprendermos? Experimentando. E foi isto que fizemos. Exploramos nossa curiosidade, nossos conhecimentos prévios, enumeramos nossas dúvidas temporárias e certezas provisórias. Pesquisamos, escrevemos coletivamente e registramos descobertas.
Com o tempo, fomos confirmando ou não as certezas provisórias e respondendo às dúvidas temporárias.
Minhas postagens e reflexões foram voltadas para esta parte e também para as aprendizagens sobre Organização e Gestão Escolar, Organização do ensino fundamental e Escola, cultura e sociedade.
Conforme estudava misturava, em algumas postagens, indignação e esperança em relação à situação que eu vivia na minha escola.
Era uma situação de confrontar o estudado com a realidade...dura realidade!
Aprendi e conheci leis que eram "distorcidas" ou utilizadas de acordo com as "necessidades" dos gestores.
Este segundo semestre também foi pontuado por continuar de licença gestante, cuidando do pequeno Miguel em casa. Lembro que mesmo com ele pequeno, aproveitava os momentos que estava amamentando, ou que ele dormia (que eram muitos!) ou quando meu esposo chegava em casa com saudades, querendo pegá-lo, cuidá-lo e eu lia os textos e realizava as atividades.
Foi uma época corrida, porém proveitosa!
Neste semestre que passei a perceber o quanto podia e tinha condições de aprender mais e mais. Me vi uma ignorante em matéria de leis e organização e gestão escolar.
Um semestre puxado...um semestre a mais que foi muito valioso!
Mesmo estando no meu "ninho" as aprendizagens foram valiosas!!!

Um comentário:

Beatriz disse...

Carla, eu não disse que uma vez aprendiz saima da frente? A gente começa se dar conta de coisas que estão escancaradas e de coisas que fazemos que nos fazem hoje ficar ruborizadas!! Isso faz parte do show!! Se não fizer reflete sobre o que andas fazendo!! algo está mal.
Um abração
Bea