domingo, 17 de outubro de 2010

Efervescente!


"Os "olhos " com que "revejo" já não são os "olhos" com que "vi". Ninguém fala do que passou a não ser na e da perspectiva do que está passando". Paulo Freire.
Começo esta postagem com a citação de Paulo Freire por demonstrar exatamente como tenho me sentido ao olhar, ao reler minhas postagens.
Relendo as situações, experiências, momentos vividos.
Neste primeiro semestre, tentei aplicar em aula o PA, conforme as professoras o tinham feito conosco. Foi ótima a recepitividade, as crianças começaram a serem autoras a sua própria aprendizagem. Foi ao abrir o "leque de opções" para uma aprendizagem construída e ver o quanto era prazeroso aprender e ensinar desta forma, que pude começar a olhá-los de maneira única e individual. Estudávamos sobre inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais e questões étnicoss raciais e foi lendo e pesquisando sobre inclusão que meu olhar voltou-se para outro lado, que muitas vezes achamos inviável, e percebi ter um aluno com altas habilidades. Encaminhamentos foram feitos, na hora do laudo final a constatação: o aluno tinha altas habilidades.
No final do semestre, quando as aprendizagens estavam ''efervescendo" na minha cabeça, mudando a minha vida como aluna, mãe e principalmente como educadora, quando a vontade de pesquisar estava despertando em mim o desejo de querer mais, de continuar a estudar, de cada vez mais buscar aprender a construir com meus alunos, com meus alunos, meu pai teve a sua situação de saúde agravada, necessitando de companhia e cuidados constante. Durante este período, ao fazer companhia a ele, conversamos muito sobre educação (quando estava lúcido), sobre a alegria de estar mais perto da formatura, sobre os planos para este dia...Ao lado dele, quanto mais estudava e lia, mais crescia a convicção, a certeza de que podia melhorar a cada dia. Após a morte do meu pai, veio a confirmação de que nunca aprende-se tudo em plenitude e que pior do que iqnorar algo é querer permanecer na iqnorância.
Por ele...pelo que vivemos quero crescer a cada dia mais.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Carla! Simplesmente sem palavras...
Dar-se conta desta construção infinita é o que nos faz crescer cada dia mais e mais. E tu, enquanto educadoras e estudante, compreender isto e agir conforme esta concepção, te faz ser um diferencial.

Grande abraço,
Vanessa