quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Repensando o meu processo histórico...

Comecei a reler as escritas do meu blog!
Sim, as primeiras postagens.
Percebi que eram ensaios, tentativas que mesclavam aprendizagens do uso das tecnologias e sensações com relação à toda informação e novos conhecimentos.
O primeiro semestre que cursei foi no início de 2007. Portanto começamos o curso no segundo semestre de quem havia começado em agosto de 2006.
Mesmo sem exercitar a escrita no blog para reflexões sobre aprendizagens aliadas às interdisciplinas, apareceram algumas situações que o que foi aprendido na interdisciplina estava relacionado à prática de sala de aula.
Como na postagem do dia 23 de abril de 2007, que tem o título: "EM AÇÃO" http://carlatruda.blogspot.com/2007/04/em-ao.html onde faço uma relação entre as experiências e aprendizagens da aula de fundamentos da alfabetização com a mudança na maneira de trabalhar. Lembro que em aula ao receber o xerox em árabe, o sentimento de não entender o que estava escrito, causou uma associação imediata sobre como meus alunos sentiam-se ao dar-lhes atividades que não entendiam e não conseguiam fazer.
Percebo que, nas primeiras postagens havia uma afirmação muito forte em torno da pouca necessidade de se ter uma teoria aliada à prática. Havia uma arrogância disfarçada de humildade onde se acreditava que : SÓ O AMOR CONSTRÓI!!! É necessário amar o que e para quem se faz, mas tudo aliado à teoria. Voltar ao "passado" me faz pensar...pensar e pensar!!! Estou refletindo novamente e como tal...crescendo, construindo!!!
Como disse Einstein:"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original".

2 comentários:

Beatriz disse...

Carla que beleza!! Com certeza tua reflexão me fez pensar e tens razão: há uma certa arrogância natural nos professores, que faz parte do conjunto do profissional professor. Essa carapaça nos impede de chegar perto do outro na maioria das vezes. Bjo
Bea

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Carla!
Concordo contigo e com a Bea!
Além disto, colocar-se na posição de aprendiz é essencial, não é?
Aí nos damos conta de como se constrói o conhecimento e esta sensação de incerteza perante ao que não se conhece e a vontade de buscar novos aprendizados é indescritível. É um movimento que todos os educadores precisam estar cientes.
Valeu!!!
Abraços,
Vanessa