quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Um gatinho ou um leão?

Tenho descoberto o quanto é proveitoso retomar algumas idéias!
Retomar a capacidade da criticidade em relação ao que era incompleto, à falta de humildade em reconhecer-se incapaz e muitas outras retomadas.
Agora mesmo enquanto escrevo penso o quanto de arrogância encontrarei nelas ao voltar daqui há algum tempo.
Não só pelo acúmulo de experiências, mas sim devido à busca pela teoria, busca pelo saber mais, pelo continuar aprendendo e construindo.
Acredito que por trás desta arrogância existe a ignorância, pois como poderia achar(como de fato achei) que somente a afetividade bastava se conhecia pouquíssimo da teoria?
Esconde-se aí, por trás da arrogância em admitir, a ignorância do não conhecer.
Fui relendo minhas postagens e percebi que apesar de em algumas vezes vinculá-las às aprendizagens das interdisciplinas, ainda não reconhecia a necessidade e a importância da teoria como parte da capacidade de construir a aprendizagem. Achava que era como receita de bolo. tudo prontinho desde que eu tivesse felling, como educadora, para com todo amor e carinho conduzí-los pelos caminhos da aprendizagem.
Não estou desdenhando a necessidade do carinho e do amor na aprendizagem,mas sim afirmando que conhecer a teoria nos faz ficarmos mais seguros para conduzirmos o aluno à construção.
Em uma postagem feita no segundo semestre de 2007, deixo evidente que ao ir fazer um relato de experiência não "precisava" de mais nada a não ser o grande afeto que alimentava meu trabalho(no caso de necessidades especiais). Coloco, no maior "ímpeto de humildade" que fiz tudo sendo somente formada no magistério, à nível de ensino médio!!! A arrogância em achar que nasci mestra!!! Sem necessidade de teorias!!!
Por isto volto à afirmar que por trás da arrogância esconde-se uma grande dose de ignorância...de medo de desalojar-se e de conhecer e reconhecer...erros, necessidades, prioridades e buscas.
Como se o gatinho olhasse sua imagem no espelho e enxergasse o leão!!!! Muita arrogância!!!

Um comentário:

Paulo Tamburro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.