terça-feira, 23 de março de 2010

Medo e Ousadia!

Estou lendo um livro chamado:Medo e Ousadia, o Cotidiano do professor, de Paulo Freire e Ira Shor, lançado em 1985.
Apesar de ser uma conversa entre os dois, em que eles discutem e exemplificam questões como: O que é ensino libertador? Como é que os professores se transformam em educadores libertadores? Como é que começam as transformar os estudantes?...e outras tantas, fiquei meditando à respeito de uma parte que Paulo Freire diz:
"Uma pedagogia autoritária, ou um regime político autoritário, não
permite a liberdade necessária à criatividade, e é preciso criatividade para se aprender." (Medo e Ousadia, o Cotidiano do professor, de Paulo Freire e Ira Shor,pág. 31, 5ª Edição, Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1986.)

Tenho observado meus alunos, tentando entender O QUE LHES AGRADA? O que fazer para tornar a aprendizagem mais suave, mais criativa em uma turma acostumada à filas e folhas? Em que trabalhar e aprender significa encher o caderno?
Ousar ou criar é sinônimo de não ter feito nada!!!
Eles são pequenos e me angustia que estejam tão arraigados e agarrados à uma rotina tradicional.
Meu maior desafio, no momento, é quebrar-lhes as "amarras" do convencional, do tradicional para que ousem sem medo de criarem, sem medo de serem quem são: CRIANÇAS!

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Carla! Isso demonstra uma genuína preocupação de tua parte com relação ao processo de aprendizagem deles. Uma porta se abra a tua criatividade no momento em que desejas que eles se entreguem a sua! Pelo visto os trabalhos vão render, não é mesmo! Bjs, Maura - tutora do SI