domingo, 21 de março de 2010

Antonio Banderas...A pedagogia do Oprimido!!!

Ontem à noite estava cansadinha de pensar e formular todo roteiro de observação, então parei e fui assistir à um filme. Uma produção de 2006, chamada: Vem dançar! Com o magnífico Antonio Banderas. Mas aqui não falo de um artista e sim da obra em questão.
Conforme assistia ao filme, fui vendo que ele era uma resposta às angústias que as vezes me assaltam em relação ao Estágio. Porquê digo isto? Por que não posso evitar de olhar meus alunos e pensar muitas vezes: por onde começar? Mas já começamos!!!! Não o estágio,mas o ano letivo!! Que fazer com as negligências paternas e maternas? Como vai ser daqui para frente? Perguntas, angústias, decepções, tristezas, indecisões...tudo junto e justo no estágio!!!!!
Ai entra o que assisti ontem! Que "injeção" de ânimo! Fez com que percebesse que meus alunos precisam que eu acredite mais neles do que em mim! Que o nosso sucesso será estarmos juntos para aprendermos juntos!
Ao acreditar nos alunos que ninguém queria, Pierre Dulaine, resgata e restaura a auto-estima do grupo, faz com que acreditem mais em si mesmos, que ao saber quem e o que são e sentirem-se seguros, saibam serem melhores e saiam daquele círculo e rótulo determinado pelos outros.
Pude reconhecer em algumas passagens do filme o perfil de alguns colegas, pude ver meu desânimo sendo expresso na tela e com certeza os preconceitos e atitudes que destroem muitas vezes nossos alunos.
Sugiro que todos professores pudessem assistí-lo,pois além de beleza e técnica, é sem dúvida uma aula de Pedagogia...um estímulo!!! Acredito que Antonio Banderas deva ter tido aula com Paulo Freire!!!!

3 comentários:

Iris disse...

Carla, querida

Mesmo cansadinha, como dizes, seguiste ligada.
Eu tb. tenho a convicção de que acreditar nos nossos alunos é fundamental. Já vi o filme e ele, de fato, anima. :)
Muito bons os novos ares em tua escola, não? Parece que tudo está se encaixando para fazeres um excelente estágio.
Abra@os, Iris

Beatriz disse...

Carla querida, eu já havia assistido esse filme e tb tinha gostado muito, pois ele junta disciplina com total confiança na capacidade dos alunos. Para mim, acreditar no potencial deles e se colocar como professora parceira no processo d aprender é essencial. Praticar o compromisso, a seriedade e a vontade de trabalhar com são direitos e deveres de ambos os aldos. Em Brasilia, em um encontro, como vi , ainda, professores que não acreditam em si mesmo, nos seus colehgas e nos alunos. Só pode dar errado!!
Um abração
Bea

mauranunes.com disse...

Carla, o processo de aprendizagem não pára, não é mesmo! Ligamos tudo com tudo, este é o esquema! Excelente a tua frase "Que o nosso sucesso será estarmos juntos para aprendermos juntos", que guarda um segredinho de quem está aberto ao novo,disponível. Bela associação com o filme! Te aguardamos por aqui, as reflexões seguem, e só começaram! Bjs, Maura - tutora do SI