terça-feira, 29 de setembro de 2009

Escola formadora!

Estava analisando as construções que temos feito sobre concepções ingênuas e conhecimentos prévios e refletindo cheguei à conclusão que através da nossa mudança de visão, de conceitos, de fazer pedagógico, inicia também a mudança em nossas escolas.
A educação tradicional, onde os professores tinham as respostas prontas, para o perfil apresentado e estático dos alunos, está dando lugar (não de forma ampla) à necessidade de formação diferenciada em função de saber que as exigências de formação dos alunos são outras, mais complexas.
Devido à esta transformação veloz , proporcionada pelo conhecimento e a acessibilidade à um mundo em processo de transformação rápido e diversificado, torna-se difícil o professor estar suficientemente qualificado.
Daí a necessidade das escolas mudarem e passarem a serem centros de formação, não só dos alunos como também dos professores, onde cada vivência e a experiência pode construir, em cooperação, uma reflexão coerente que nos leve à respostas produtivas.
Por estes motivos, acredito que o início está na nossa mudança, na aceitação de que nossos alunos chegam com suas concepções ingênuas e conhecimentos prévios e à nós cabe a desestabilização para construção do conhecimento.

Nenhum comentário: