quarta-feira, 8 de abril de 2009

Projetos...continuação!













Fiquei analisando todo este tempo, quais foram ou estão sendo, as vantagens deste projeto que estamos trabalhando! São muitas...tais como: organizar melhor o que está sendo feito, garantir a aprendizagem, romper com velhas crenças de que aula boa é aula no quadro e que no construtivismo, tudo é muito livre, tudo feito na hora....Engano!!!! Tenho tido que estudar, pesquisar, criar muito mais agora do que antes de trabalhar assim... Preciso estar pronta para o que vou apresentar, pois sempre há retorno!
Depois que começamos a estabelecer nossas dúvidas e certezas...todas provisórias, começamos a ir atrás do que tínhamos de dúvidas! Frutas nascem só em árvores ou no chão também? Começamos a nossa conversa por esta parte....O que achamos? Quem e que frutas acreditavam que nasciam onde? Fizemos um apanhado e fui eleita a escriba do grupo (por enquanto). Começamos a determinar juntos onde procuraríamos as respostas: com a família, nos livros e no laboratório de informática( na internet). Depois de definidos os lugares, estabelecemos que outras dúvidas poderíamos aproveitar para elucidar, uma vez que usaríamos o laboratório de informática para pesquisar: Como nascem as frutas? Fomos até lá e iniciamos a pesquisa. Utilizamos site de buscas, separamos o que nos interessava e imprimimos o material necessário. Voltamos à sala de aula e passamos a pesquisar o que conseguimos. Em grupos, as crianças escolheram quem leria, quem seria o relator e quem faria os cartazes, pois decidimos apresentar as nossas descobertas aos outros grupos da aula.
Estipulamos um tempo de 45 minutos para organização, confecção e escrita do trabalho, para depois o grupo ter mais 10 minutos de apresentação aos colegas.
O que descobrimos? Que o melão é uma fruta que não nasce em árvores, e sim no meloeiro, planta rasteira, como a que nasce a melancia. Descobrimos como nascem os abacaxis, os pêssegos, as uvas, os morangos, as laranjas, os mamões e as peras. As crianças apresentaram e acharam impressionante o fato das frutas, todas que foram pesquisadas, terem vitamina C e que esta vitamina auxilia no tratamento de gripes, infecções respiratórias e outros tipos de infecções.
Foram apresentados os cartazes confeccionados pelos grupos com o desenho das frutas, suas propriedades e como elas nascem.
Quanto à maneira como nascem as frutas, resolvemos fazer uma experiência para vivenciar o nascimento da fruta...e foi ai que surgiu a proposta de realmente fazer uma salada de frutas em aula, para assim usarmos as sementes tiradas das frutas, para realizarmos nossa plantação.
Organizamos os bilhetes juntos, imprimimos e distribuimos para cada aluno levar e trazer a sua fruta marcada.
No dia anterior, fizemos uma produção textual, relatando o que faríamos, como faríamos e depois fizemos o cálculo aproximado de quantas frutas seriam usadas.
No dia marcado, trouxemos tudo, preparamos o material necessário e fizemos a contagem das frutas que foram trazidas...vieram mais frutas do que havíamos previsto!!!
As crianças adoraram participar!!! Separaram as frutas, lavaram, carregaram e contaram potes, colheres, limparam as mesas e organizaram tudo, só não mexendo nas facas. Quando a salada ficou pronta, elas aplaudiram de felicidade!
Depois de lancharmos nossa salada de frutas, fizemos o relatório do que foi feito...
Por enquanto paro a postagem aqui, mas certamente tenho muito mais à contar, nas próximas postagens...pois este PA está redendo muitooooo!!! E eu estou adorandooo!!!!

Um comentário:

Luciene Sobotyk disse...

Bacana este teu trabalho Carla!E tua empolgação com ele,mais ainda!
Bom final de semana,Luciene