sábado, 21 de março de 2009

Projetos...parte 2!

Tem uma certeza (que não é temporária) aprendida com a experiência que estou tendo no PEAD...nada é passado ao acaso! Nada é ensinado por ensinar!
Por isto quando começamos a estudar e montar os Projetos de Aprendizagem, no semestre passado, comecei a prestar atenção na metodologia, na sequência seguida para montagem do mesmo.
Ao reassumir minha turma este ano, percebi a possibilidade de, seguindo os passos, trabalhar com o mesmo estilo de Projeto, na minha sala de aula.
Claro que não comecei logo no primeiro dia a montagem, mas iniciei um processo de conhecimento e de troca de informações, que estão sendo muito úteis na fase atual do projeto.
Clareando um pouco para quem estiver lendo, estou com uma turma de 2º ano, composta por 21 alunos, tenho uma inclusão de aluno portador de necessidades especiais e destes 21 alunos, 14 estão no nível alfabético, 4 no nível silábico-alfabético e 3 estão no nível silábico (de acordo com testagem sobre o domínio da escrita-Emília Ferreiro). Trabalhamos na sala de aula em grupos, de acordo com este mesmo domínio da escrita.
Começamos desenhando: O que eu mais gosto?
Pude avaliar e retirar desta atividade algumas idéias para trabalhar em aula. Começamos nossa manhã de aula sempre com a rodinha, onde nos conhecemos e tem servido como norteador para o trabalho.
Numa destas rodinhas, as crianças começaram a colocar as dúvidas e conhecimentos que traziam sobre frutas e o desejo de estudá-las.
Entre as certezas levantadas pelas crianças temos: frutas fazem bem à saúde, na salada de frutas comemos frutas que não comemos puras (mamão...), algumas frutas comemos com casca outras não.
Quanto às dúvidas temporárias, foram citadas: Como nascem as frutas? No chão ou só em árvores? Que frutas usamos na salada de frutas? Fruta é remédio?
Estamos começando a procurar as respostas...juntos! E está sendo muito divertido...Temos planos, a aula flui, a aprendizagem também...
Encerro esta postagem por aqui,mas conforme o projeto for evoluindo, vou postando as novidades...e as respostas, fechando o quebra-cabeças!!!

2 comentários:

Iris disse...

Carla, querida!

Muito interessante teres experimentado seguir a metodologia do trabalho com PA com tua turma, ainda não alfabetizada. Penso que as informações recolhidas e os resultados das aprendizagens podem ser registrados de diferentes modos: desenhos, fotos, vídeos, escritos sendo que tu podes ser a escriba da turma em alguns momentos ou eles podem eleger um ou mais "colegas-escribas" e decidir, em conjunto, como pensam que determinadas palavras são escritas. Muito bom! Espero que colhas excelentes frutos.
Abra@os, Iris

Beatriz disse...

Carla que interessante!! Concretizas um dos problemas frequentemente levantados por professores que trabalham com crianças não alfabetizadas: como fazer PA sem escrever.
Ouvi outra experiência com PA de pequenos, que tb pode te inspirar na continuidade do teu. Os alunos, com uma mpáquina digital ou com o celular da professora ou dos pais, tiraram fotos em aula e em casa e depois tudo era descarregado no computador e cada um falava sobre o que tinha filmado. Dessa experiência passaram para pequenos vídeos na sala de aula e todos participavam da rodinha de análise de como o grupo interagia. Disse a professora que saia análises muito interessantes e divertidas.
Por isso, não esquece de ir registrando aqui a contonuidade dos trabalhos.
Um beijão bem faceiro
Bea
Um abração