terça-feira, 18 de novembro de 2008

Eu.Profissão?Professora.

Tenho sentido uma sensação muito grande de fracasso!Mas não é "só" fracasso é aquela sensação horrível de quando temos pesadelo e queremos gritar e não sai mais do que alguns sons baixos.Sensação sufocante!!!Este sentimento,creio eu, vem do fato de, como profissional, estar vivendo um momento único(espero!!!).
Sou professora da rede pública estadual,no momento licenciada para cuidar do meu bebê, há 5 anos, mas formada há 21 anos.Nunca fiz outra coisa que não fosse dar aula.Sempre me orgulhei e orgulho até hoje da profissão que escolhi, mas nunca me desesperancei tanto como agora.
Por que falo em desesperança?Por que pior do que ver quem deveria estar investindo na educação, qualificando os professores, pois trabalhador feliz é trabalhador empenhado.Vejo uma categoria amordaçada, amarrada e atemorizada.
Vivi alguns anos da ditadura.Confesso que era criança, mas lembro de participar, à mesa,mesmo que como ouvinte, de discussões políticas sempre sendo lembrada que aquilo que era falado ali não poderia ser levado para fora de casa,sob pena de meus pais terem que dar "explicações" no extinto DOPS.
Agora sei como se sentiam meus pais!Pois é assim que me sinto.Atualmente o professor não pode reclamar,pois a situação pode piorar.O professor não pode fazer greve, pois as retaliações com certeza virão.O professor não pode adoecer.E caso esta desgraça aconteça,segue trabalhando,pois em licença ele perde alguns "benefícios" como o Vale Refeição.descobri que professor doente não precisa alimentar-se!!!OLHA QUE MARAVILHA,NÃO????
Mas enquanto o governo luta para não aprovar o básico de R$950,00(novecentos e cinqüenta reais) para o magistério, aprova o "mais do que justo"AUMENTINHO" de R$6.900,00 (SEIS MIL E NOVECENTOS REAIS) para seus ilustres e, acredito,exaustos trabalhadores:os secretários de Governo.
Não sou partidária e não acredito que meu sindicato consiga algo além de sair desgastado desta briga,mas sabem no que acredito?Que um dia, algum governo vai olhar com carinho para a educação e seus envolvidos.
Então poderei me apresentar assim:
-Prazer!Eu.Profissão?Professora.
E SER VALORIZADA!!!

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Carla!

Bom início de semestre!

Estou a disposição na tutoria do SI. Que possamos trocar muito e construir novos conhecimentos!

Uma ótima caminhada neste semestre para todos nós!

Abraços,
Vanessa