domingo, 9 de dezembro de 2007

Indícios e evidências!


Antes da faculdade entrar na minha vida (por que não fui eu que entrei na faculdade e sim, ela que entrou na minha vida!!!!)julgava ou melhor, oscilava entre um comportamento construtivista e um tradicional. Por mais que lutasse contra, dentro de mim haviam fortes indícios, sinais, da existência de uma professora repressora, autoritária, detentora do saber e do poder! Isto incomodava-me e muito, pois queria que meus alunos tivessem o direito de serem crianças felizes dentro da sala de aula...aprendessem felizes!
Com o decorrer dos estudos, principalmente neste semestre, com os trabalhos e projetos que eram necessárias aplicações práticas, vi que as crianças vibraram muito, adoraram fazê-los, a felicidade brotava em seus rostinhos e várias vezes pediram que fizéssemos de novo este tipo de experiência. Passei a proporcionar, em sala de aula, um ambiente feliz, de aprendizagem com leveza.Deixei que meu bom-humor participasse da aula e....BINGO!!!! Como se fossem novas crianças e uma nova professora (sem indícios, desta vez, mas realmente, evidências).
Meus alunos, minhas crianças passaram a ter as rédeas de suas aprendizagens nas mãos.
Largamos um pouco o lápis, os cadernos, a classe e fomos para o pátio, para os jogos, para os papéis espalhados,massinhas de modelar, pincéis,tintas,passeios, alegria, enfim!!!!Os gritos que porventura pudessem existir, foram substituídos pela voz cada dia mais baixa. Nossa sala passou do silêncio monótono para a "balbúrdia" produtiva. Não rio mais deles e sim como eles...
Os indícios daquela professora tradicional estão deixando de existir e evidências de uma nova professora estão surgindo cada vez com mais força!!!Ainda bem!!!!

Nenhum comentário: