sábado, 13 de junho de 2009

Decadência da alfabetização!

Muito se discute sobre a obrigatoriedade ou não em alfabetizar o aluno no 1º ano (ensino fundamental com 9 anos).Foi lendo e refletindo à respeito que cheguei a formar minha opinião.
Analisei dois ambientes diferentes em uma mesma situação, ou seja, duas turmas de 1º anos. Uma em escola pública outra em escola particular.
Começo pela realidade alcançada ao final do ano letivo de cada ano: na escola particular 100% de êxito, na alfabetização em duas (2) turmas. Na escola pública 50% de êxito nas três (3) turmas.
Cada argumento encontrado, um contra-argumento apresentado!
Para começar,coloca-se a desorganização familiar como motivo para o fracasso na alfabetização, pois as separações, as constantes trocas de parceiros e parceiras, as mudanças de endereço, prejudicam a frequência e quando não a prejudicam, pois o aluno não falta, ele vai mas não leva o material , alguém (que ele não sabe quem ) ficou responsável pela organização e não houve esta organização.
Mas este é um argumento da escola pública, embora a contra-argumentação ofereça que estas mesmas situações aconteçam com as famílias das escolas particulares. Portanto, situações comuns à ambas escolas.
Outro argumento seria a desnutrição. Aluno com fome não aprende. Certo? Então como explica-se o aumento de anorexia e bulemia nas séries iniciais das escolas particulares? Fruto de uma cultura em torno do "corpo perfeito". A falta ou diminuição na aprendizagem não é um dos sintomas da doença e sim o aparecimento evidente da desnutrição, entre outros. Ambientes diferentes, situações diferentes, causas diferentes, mesma desnutrição...resultados diferentes!
Violência familiar seria outro argumento. Mas sabemos que ela permeia todos os níveis. E o que é pior: nas famílias das "ditas" classes mais altas ela é muito mais "facilmente" escondida ou camuflada.
Crianças são crianças em qualquer lugar...estão à espera...algum trabalho precisa ser feito!!!Alguém precisa querer trabalhar!!!
Muito teria a comentar, como metodologia, formação, acomodação, salários, questões raciais, inclusões, mas por mis que existam um abismo de diferenças, afirmo acreditar que a vontade, o conhecimento, a busca, a paciência, o amor e a desacomodação podem mudar este quadro de decadência da alfabetização!!!

Um comentário:

Adriana Irigaray disse...

Crianças são crianças em qualquer lugar...Nos enquanto adultos é que temos que ter nossas responsabilidades e muita vontade para mudarmos a educação de nosso país, dando uma sustençã digna como base desdes os primeiros anos.
Uma boa semana
Adriana