quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Sai prá lá PA!!!!

Tem sido, no mínimo,algo perturbador trabalhar em um Projeto de Aprendizagem!!E não entendia qual ou quais estavam sendo as minhas dificuldades.Até participar da presencial do dia 17 de outubro, onde as professoras falaram a palavra-chave:COOPERAÇÃO.Vim para casa pensando e descortinei o que me perturbava na realização dos Projetos:justamente o fato de ter que trabalhar e, de certa forma, esperar, dividir e depender de outras pessoas.Visualisei o Projeto de Aprendizagem como um imenso quebra-cabeças,onde as peças não ficam todas à minha disposição...cada participante do grupo guarda consigo um pouco das peças!!!
Sou extremamente determinada(colocando de lado a modéstia)e fica difícil!Tenho exercitado a espera devido à divisão, tenho que dar "espaço" e deixar que os colegas participem e tenham suas oportunidades. Mas se dependesse da minha vontade(o que acontece às vezes)montava tudo,pesquisava,relatava,escrevia e determinava o rumo do projeto.
Outra dificuldade, tem sido lidar com o fato de os outros colegas também têm suas vontades, podem até não concordar com o que faço ou escrevo e daí,alterá-los...E como lidar com o que parece ser uma "tamanha rejeição"?Como "admitir" que as pessoas podem não concordar com a minha maneira de pensar e ver as coisas?
Acho que,na realidade, minhas dificuldades estão escondidas atrás de alguns dos mecanismos de defesa!E para dizer a verdade, adoraria ter,agora, Freud como analista!!!

3 comentários:

Simone disse...

Olá Carla!!
Realmente trabalhar em grupo nem sempre é muito fácil. Cooperação, interação e discussão são necessários. Que relações podes estabelecer entre as idéias dos autores estudados na interdisciplina de ECS neste semestre com a tua prática profissional? Acho que renderiam boas reflexões. Um abraço, Simone - Tutora sede ECS

Beatriz disse...

Nem precisas de Freud. Já estás te analisando. Toda pessoa muito detalhista e rápida( eu sou bem assim)pode atropelar os outros e desrespeitá-los.Por isso, temos que nos controlar para que todos, no seu ritmo , possam contribuir para o nosso aprender. Mas, também, não fica muito à espera. Cutucar faz bem e é preciso. Chamar o grupo ào trabalho e às falas tb.
Só vivendo muitas situações cooperativas que vamos acabar nos construindo como solidários e não solitários.
Um abração
Bea

Maria Inês disse...

Oi Carla querida!

Lendo tua postagem senti exatamente estas perturbações......
Felizmente fiz a visita certa. Mais tranquila, volto ao PA...
beijos