sábado, 24 de novembro de 2007

Eu fui princesa por um dia!!!!!!!


Estudar sobre os contos de fadas, fez-me acabar com sérios preconceitos que sempre tive, depois que comecei a trabalhar com crianças!!!Estudamos que os contos foram adaptações de fatos não tão românticos e de uma crueldade imensa e, por isto, criou-se uma barreira imensa e quase intransponível...usar os contos de fadas, passou a ser "crime", como trabalhar com o Lobo mau? Aquele "tarado" e "pedófilo"?Quem não leu ou ouviu que o lobo personificava um homem que morava na vila dos irmãos Grimm, que era pedófilo? Só que, enquanto estudávamos, comecei a reviver a minha infância e lembrei do quanto foi bom experimentar fantasiar que era princesa...uma época Cinderela, noutra Bela Adormecida, em outra Branca de Neve e assim fui...sonhava com o Príncipe!!!!Não haviam sapos!!! E lembrando disto, me transportei para o mundo dos meus alunos...que beleza poder ser criança e aprender com sonhos!Então vi que eles precisavam sonhar mais...fantasiar mais...A partir daí comecei a propôr que lêssemos mais os contos de fadas...começamos por Cinderela. Lemos, representamos, desenhamos, criamos fantoches de pauzinhos de churrasquinho, encenamos para os colegas e mesmo sabendo que, talvez estivéssemos cometendo um "crime", segundo Ana Maria Machado, alteramos o final, criando novas "possibilidades".E, depois da Cinderela, fizemos a mesma coisa com as outras princesas...exploramos, rimos, brincamos, trabalhamos, aprendemos...CRIAMOS!!!!!E neste processo de criação, eu pude ser princesa por um dia!!!Foi maravilhoso!!!!!Obrigada Literatura Infantil e aprendizagens, obrigada PEAD.

Um comentário:

Adriana Irigaray disse...

Oí, Carla lendo tua postagem revivie a minha infância. Onde, por muitas vezes,era a rainha, de um lindo castelo.É bom, poder propiciar a nossos alunos, um novo mundo,em que tudo é possível. Nem que por alguns instantes. Mas, apartir das leituras, dos contos de fadas com eles, quais os resultados que observastes, deste novo trabalho?
Bjs.......