quinta-feira, 6 de setembro de 2007

FELIPE....tantos outros Felipes!!!!


Depois de algum tempo olhando este espaço e criando vontade de sentar e escrever, volto para registrar os últimos acontecimentos...Esta última semana, em particular, foi de extremos(estou começando a me acostumar com isto)!!!!Pensei muito em escrever ou não, pois poderia parecer exibicionismo, mas resolvi postar, por que mudou minha visão de trabalho e mais uma vez, de educação...A um mês fui convidada para fazer o relato de uma experiência que estou tendo, com a inclusão de um aluno com traços de autismo e psicose infantil,em um curso de preparação para professores que têm inclusões em diferentes áreas de necessidades especiais.Preparei a apresentação com o auxílio da minha colega Lisandra, que fez um powerpoint muito lindo, que servia de auxílio para que apresentasse as idéias e relatasse o que estava acontecendo. Dividimos o relato em dois grandes momentos:Como era e Como está...e em cada item destes alguns subitens....no início estava bastante nervosa, pois a sala de conferência estava cheia e os olhares eram de interrogação e curiosidade, mas o que aconteceu foi que, conforme falava, comecei a dar-me conta que estava falando para mim...quanto mais avançava na fala, mais eu me apercebia de quanto o Felipe havia crescido e de tudo que estava acontecendo na vida dele e na minha, como conseqüência.Foi uma sensação de crescimento e o reconhecimento do quanto amo aquele menino, que no início não me via e não me chamava, bem como, não deixava que eu me aproximasse e que agora lê, escreve, chama, sorri para mim e espera sua vez de me beijar ao ir embora...temos muito a crescer juntos, mas já não somos iguais ao início do ano. Realmente o relato foi um sucesso e novos convites vieram, mas a realidade é que falei mais para mim do que para os outros...Quando fui questionada sobre a formação das pessoas que acompanham o trabalho do Felipe, comecei a enumerar as graduações das pessoas que me auxiliam(pois este trabalho não é possível de alcançar êxito se for realizado sozinho)e parei para perguntar-lhes se sabiam a minha formação qual era....MAGISTÉRIO A NÍVEL DE 2º GRAU....e que agora estava estudando para SER professora!!!!Não é só a formação que interessa e aí passei a valorizar mais um pouquinho meu trabalho, pois não adianta formação se não houver amor ao que e a quem se faz...Agora,aqui em casa, obrigatoriamente sentada(por conta de uma fratura no pé, desde sexta-feira, dia 31 de agosto)me emociono ao lembrar dos avanços, que até então não havia me dado conta, que o Felipe fez....Anexei uma foto de um dos momentos do relato, por que funciona como um lembrete para mim de que o amor nos faz capazes!!!!!É o amor que nos capacita, que nos faz correr, que nos faz buscar cada vez mais!!!!Obrigada, Felipe!!!!E obrigada Maria Helena Falkenbach(sala de recursos), Lisandra Almeida(educação terapêutica) e Denise Achutti(educação terapêutica), pelo amor e dedicação ao Felipe e tantos outros Felipes que chegam a nós...

Um comentário:

Beatriz disse...

Carla querida, tens toda a razão: a prática e a experiência são fundamentais em um trabalho escolar. Mas o outro lado tb tem seu valor: a teoria tem que ser constatemente comparada com a prática e essa subsidia a teoria. Por isso mesmo querida aluna é que estás agora embasando o que já fazes, buscando argumentos além dos fatos, buscando entender mais o que os resultados dizem e porque vieram qdo trabalhastes de um determinado jeito.Isso é lindo e já vale a nossa canseira!! Que tal tentar achar relações entre esse trabalho e o nosso curso? será que existem? De alguma maneira o curso abriu janelas? Quem sabe um marcador aqui? Poderias criar e marcar esse relato com um experiênciasescola?
Um abração
Bea