quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Continuo...sempre!




Estive afastada daqui!!! Mas nunca de maneira definitiva. Sempre voltava lia e relia as postagens e comentários, mas a falta de tempo acabou afastando-me da frequência com que conseguia escrever antes.


A formatura chegou...as emoções também e resolvi continuar...Então, estou estudando...novamente!!!

Inscrevi-me e fui aprovada no processo de seleção para o curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos na UFRGS e sigo a formação...muito contente com os resultados!!!

Senti muito a diferença entre uma modalidade de ensino (EAD) e outra (presencial), foi muito difícil adaptar-me às diferenças entre uma e outra. Acho que agora estou começando a conseguir!!!

Fora estas dificuldades, as aprendizagens foram acontecendo, as ideias entrando em ebulição e com isto vieram as vontades de provocar mudanças no ambiente em que trabalho.

Tenho pesquisado e estudado a implementação da adaptação e flexibilização curricular aos alunos com necessidades especiais, como forma de garantir suas aprendizagens e diagnosticá-las de maneira efetiva.

Baseada na leitura e estudo de Resoluções e Pareceres, tais como o Parecer nº56, percebi que o aluno incluso está "atirado", recebendo uma nota ou conceito, mas as suas aprendizagens ou dificuldades não são detectadas, nem trabalhadas. Este "não importar-se" com a aprendizagem, uma vez que o aluno está aprovado antecipadamente, por ter garantido sua aprendizagem no seu tempo, gera uma falta de atenção em relação ao aluno com necessidades especiais, o que culmina com o abandono do aluno a sua própria "sorte" e uma negativa de chance de realmente aprender.

Tem sido um assunto que me chama muito a atenção! Tenho acompanhado erros imensos, escolas perdidas e sem um norte quanto ao que fazer... Escolas que estão achando que fazem inclusão, quando estão promovendo a exclusão efetiva...E nada é visto por ninguém.

Será que nossas crianças com necessidades especiais devem sentir-se gratas por estarem tendo esta "chance maravilhosa" de conviverem com os ditos "normais" e por conta disto emudecerem suas vontades e desejos de aprendizagens? Está na hora de mudarmos nossa visão, está na hora de mudarmos a nossa educação...sem esperar por aqueles que não vão fazer nada, precisamos parar de esperar pelo "outro" para começarmos algo...

Até quando vamos varrer os nossos erros para baixo do tapete?








Um comentário:

Iris disse...

Continue, Carla!
Vale a pena registrar o que estás fazendo, pensando e planejando.
É muito bom ver que segues evoluindo sempre.
Bjs