Antes, tudo era muito "arrumadinho", tinha-se a ideia de que o mundo estava pronto e de que nele residia todo conhecimento. Ou seja, o professor ensinava algo inquestionável e o aluno aprendia e reproduzia exatamente como havia aprendido. E todos foram felizes para sempre!
O que aconteceu a seguir?Pânico com a chegada da concepção construtivista.
Acredito que o professor tenha-se questionado muito sobre: Como deixar de ser um bom professor por que sabe o conteúdo e passar a ser um bom professor por que sabe mediar a aprendizagem? Passar, de repente, a conjugar na prática, o verbo interagir...
Por isto volto agora, ao título! RONCA (1996) faz o questionamento perfeito, sobre isto: "Se o papel do professor é dar aulas, enquanto ele dá sua aula, o aluno faz o quê?"
Tenho a impressão que quando utilizamos a expressão "dar aula" estamos nos reportando àquele "mundo arrumadinho" de antes, pois não temos nenhuma aula a dar e sim construir junto com o aluno.
São dois os protagonistas deste espetáculo chamado aprendizagem: o professor e o aluno, onde a aprendizagem ocorre como fruto de esforços em busca de uma solução que nos satisfaça.
2 comentários:
Carla!!! Estás melhor do que a encomenda!! Que tal contar um pouco de como tens trilhado esse caminho de transgressão sobre uma cultura escolar que está ali posta há centenas de anos?
Eu sempre acredito que podemos fazer muito e avançar muito com uma sucessão de pequenos fatos.
Um abração
Bea
Olá Carla!
Essa interação entre professor e aluno é muito importante. O professor passa a ser um mediador e o aluno passa a ter uma posição mais ativa no processo. Nos projetos de aprendizagem, por exemplo, o aluno precisa buscar o conhecimento e trabalhar em equipe e o professor orientar essa caminhada.
Tu acredita que a tecnologia e a facilidade de acesso às informações influenciou nessa mudança?
Um abraço, Simone - Tutora sede
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