terça-feira, 1 de setembro de 2009

Altas habilidades!!!

Como educadores, acredito que temos que buscar constantemente lançar um olhar diferenciado, um olhar crítico sobre o nosso fazer pedagógico e sobre a individualidade do nosso aluno.
Procuramos sempre encontrar as dificuldades de nossos alunos e deixamos muitas vezes passar suas reais potencialidades.
Foi assim que comecei a perceber o desenvolvimento de um aluno...maravilhoso!!!Não por ser tranquilo e ótimo aluno, mas por quê exigia e exige mais de mim, sempre mais!
Nas aulas de matemática, seu raciocínio vai além do que é proposto...Se existem duas propostas de atividades, ele realiza, tranquilamente, mais três ou quatro.
Está constantemente me desafiando a buscar mais, pois tem uma sede de aprender impressionante!
Quando estudamos Manet e Murillo, aprofundou-se buscando seus estilos e histórias(sem que fosse pedido).
Fui pesquisar e descobri que o MEC fez uma listagem descrevendo atitudes mais frequentes em pessoas que têm altas habilidades. BINGO!!!Ele tem a maioria dessas características!!!
Busquei qual o caminho a ser feito para confirmar ou não o que desconfio, já o encaminhei para a Secretaria de Educação, que vai testá-lo e confirmar ou não minha suposição...
E eu? Aprendi muito com tudo isto! O olhar para o diferente deve ser para todos os lados. A inclusão também passa por não esquecer daqueles que já têm a bagagem, mas precisam de uma ajuda para carregá-la!!!

Um comentário:

Beatriz disse...

Carla amada, que bom que fizestes esse encaminhamento. Realmente a diferença para mais na mairia dos casos é mal tratada. Os professores desconfiam dos que apresentam mais possibilidades de avançar mais rápido esentem-se constrangidos ou ficam brabos pelas exigências do aluno, normal para ele. Vamos torcer que ele se vá e que tenha sucesso.Isso tb é incluir
Um abração
Bea