Como Tardif enxerga e coloca a situação real do professor,vendo muito além de números, contabilizando as situações reais, o dia-dia, não pude deixar de pensar, mesmo depois do término do trabalho, no trabalho docente.
Por todo lado escuta-se que o professor é a classe que menos traballha, que tem muitos dias de férias e até que ganha muito para o que faz. Confesso que isso me entristece, pois não combina com a realidade que convivo, onde os professores são comprometidos,responsáveis e em sua maioria utilizam de seus "grandes salários" para comprarem e proporcionarem uma melhor qualidade de ensino à seus alunos.
Reconheço que, como em todas as classes, existem maus profissionais, mas crucifica-se a maioria por causa da minoria?
Trabalhamos sob as piores condições!Já tive que comprar até meu próprio giz!Quantas vezes já forneci material para os alunos?Várias!!!As crianças não têm culpa do descaso governamental, não são e não devem ser consideradas diferentes das que estudam em escolas particulares!Seu direito à aprendizagem não é sinônimo de má vontade, desinteresse e a "mesmice" de sempre.
E Tardif sabiamente enxerga-nos assim:cumpridores da nossa tarefa de educar e conscientes de que cada criança é única e com sua realidade muito bem marcada, o que dificulta,muitas vezes, o êxito total.
Torno a repetir o que escrevi na última atividade de Escola,cultura e sociedade: o que nos falta é investimento na educação, falta é uma política educacional séria e voltada para as necessidades de quem precisa dela.
Falta vergonha na cara dos nossos governantes, que se auto-aumentam seus já "milionários" salários e por isto brigam para não concederem um piso básico correspondente à 1/6 do aumento que receberão!!!
ATENÇÃO SENHORES GOVERNANTES:seus filhos estão "à salvo" do nosso "fracassado" trabalho docente,pois seus altos salários garantem isto,mas será que seus netos estarão?Perpetuem o descaso com a educação e seus netos só saberão o que é um professor através de fotografia amareladas guardadas em museus.
Por favor, permitam que nosso trabalho seja DOCENTE e DECENTE!!!Não nos tratem como palhaços...não o somos!!!
Um comentário:
Carla muito boa tua reflexão (e teu desabafo) integrando teoria e prática! Tens razão em ficar triste, mas não podes desanimar, pois sabes a importância do teu trabalho. É na interação com o outro, com o colega, com profissionais de diferentes áreas, que aprendemos, que descobrimos, que crescemos. O professor tem um papel fundamental na educação e por isso ele precisa interagir, estar preparado e atualizado para trabalhar com seus alunos. Na interdisciplina foi proposto justamente isso que fizeste, que cada um pensasse sobre o que significa trabalho docente. Trabalho docente é diferente de outros trabalhos? Essas são questões que ficam para refletires ao longo dos anos de prática docente! Um abraço, Simone - Tutora sede ECS
Postar um comentário